Rede Megha: Professora do Módulo orienta sobre gestão do tempo no home office
Se as 24 horas diárias antes passavam rápido demais, agora parecem estar ainda mais velozes após um ano da pandemia se estabelecer na vida da humanidade. A sensação de sobrecarga tem sido comum no home office, onde conciliamos vida profissional e pessoal. Mas a resposta para diminuir essa sensação é simples: gerir o nosso tempo.
Para falar sobre esse assunto, o programa Megha Profissionais, da Rede Megha, conversou com a Profa. Ma. Tcharla Bragantin, coordenadora dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Recursos Humanos do Módulo.
A sensação de sobrecarga e baixa produtividade ocorre porque diversas tarefas são condensadas, mas não são definir as prioridades. Daí algumas ficam pendentes. Por isso a gestão do tempo é essencial: para organizá-las e praticá-las, sejam as domésticas ou de trabalho. “Quando a gente consegue gerir o nosso tempo dessa forma, essa sensação tende a diminuir ou até mesmo desaparecer”, aponta Tcharla.
E a disciplina é a chave para esse planejamento. “Se a gente não consegue estabelecer tanto um planejamento e uma execução com disciplina, muito provavelmente a gente ficará com sensação de sobrecarga, de não ter feito muita coisa ou não ser produtivo”, conta Tcharla.
Ela dá dicas para organizar as atividades diárias, falando também sobre o tempo para pausas, contratempos, descanso e lazer, evitar a procrastinação e as distrações, entre outros assuntos.
Quer saber mais sobre o assunto? Veja a entrevista na íntegra!